História da Bijutaria

“Na Pré-história os objectos de adorno pessoal eram muito básicos, uma vez que o ser humano utilizava tudo o que lhe era fácil de encontrar e manipular, como pedras, conchas de moluscos, caracóis, ossos, fósseis, sementes, etc.
As contas mais antigas que se conservam até a data foram encontradas pelo professor Chistopher Henshilwood, da Universidade de Bergen, na Noruega, e datam de há cerca de de 75.000 anos. São conhecidas pela designação de Nassarius beads e foram encontradas em Blombos Cave, na África do Sul. Constituem parte de um colar de conchas de moluscos, furadas na parte central, que ainda conservam a marca do fio que as unia.
Com a evolução do ser humano aprendemos a distinguir, recolher e trabalhar outros materiais mais preciosos, como o coral ou os metais. Por outro lado, o desenvolvimentos das ferramentas e sua especialização em diferentes funções tornaram peossível a criação de peças cada vez mais elaboradas.”(Livro Bijutaria, da autora Elvira López Del Prado Rivas, editora Estampa)
“Antes dos anos 20 de século passado, as jóias eram algo destinado à aristocracia, à nobreza e à realeza, que ostentava peças realizadas com materiais nobres e pedras preciosas.
Cada acto público ou reunião social era uma montra, onde as damas da alta sociedade tinham ocasião de exibir os seus ricos vestidos e jóias valiosas.” (Livro Bijutaria, da autora Elvira López Del Prado Rivas, editora Estampa)
“Com o aparecimento da classe média, a meio caminho entre a pobreza e a opulência, que se consolidou como uma nova e crescente clientela, começa também a procura de produtos de baixo e médio custo. Desta forma, entre 1920 e 1930 desenvolve-se uma produção maciça de bijutaria, utilizando materiais não nobres, diferentes dos tradicionalmente usados na joalharia. Assim surge a brecha, que dura até aos nossos dias, entre a joalharia tradicional e extremamente conservadora, que utiliza pedras e metais preciosos, e a bijutaria atrevida e inovadora, quer quanto a técnicas quer quanto a materiais.” (Livro Bijutaria, da autora Elvira López Del Prado Rivas, editora Estampa)